Por que o álcool deixa as pessoas bêbadas?
R:Como se sabe o cérebro funciona por ondas formadas pelos nossos neorônios que na verdade são receptores de todas as informações no sistema nervoso central. Toda informação é levada de um neurônio a outro por ondas elétricas.São os chamados neuroreceptores. Para isso acontecer é como se um impulso elétrico passasse de um neuroreceptor a outro, a grosso modo por uma ponte elétrica, levando as informações de um neurônio a outro. Quando se bebe além do limite, o princípio ativo do álcool age da seguinte forma no cérebro. Faz com que os neuroreceptores fiquem desorientados. As informações não são passadas com exatidão (as pontes elétricas não conseguem se ligar com exatidão) e, é dessa forma que a pessoa que está alcoolizada sente as famosas tonturas e não consegue se sustentar.
O uso excessivo e prolongado do álcool acarreta perturbações mentais,causadas pela ação do álcool sobre o organismo.
ResponderExcluirPostado por: Paula C.
O álcool queima a cauda do espermatozóide e isto origina filhos tarados. Será mito ou verdade???
ResponderExcluirMITO: O alcool não vai interferir no espermatozoíde. Porem, se o ovulo ja foi fecundado o uso do alcool pode trazer algum problema a criança, mas nada relativo a um filho tarado.
ResponderExcluirHormônios Sexuais - O metabolismo do álcool afeta o balanço dos hormônios reprodutivos no homem e na mulher. No homem o álcool contribui para lesões testiculares o que prejudica a produção de testosterona e a síntese de esperma. Já com cinco dias de uso contínuo de 220 gramas de álcool os efeitos acima mencionados começam a se manifestar e continua a se aprofundar com a permanência do álcool. Essa deficiência contribui para a feminilização dos homens, com o surgimento, por exemplo, de ginecomastia (presença de mamas no homem).
postado por: Gabriela Mendes e Paula C.
Estão atentos! Valeu!
ResponderExcluirParabenizo pelo blog, pela pardicipação e troca de informações. Fica aqui um documentário que pode ser utilizado para pesquisas futuras via internet. Foi um trabalho muito positivo e sério. Obrigada! Continue postando para valorizar e enriquecer mais ainda o blog.
Muito obrigada Marinês... com certeza esse blog não vai parar por aqui não! Agora mais do que nunca ele vai passar a fazer parte da minha vida, quem sabe talvez ajudará pessoas de todo o mundo! Eu que tenho que te agradecer pois ao mesmo tempo que estamos fazendo um trabalho sério de Biologia,estamos aprendendo muito... Abraço....
ResponderExcluirPostado por: Paula C.
Obrigada! Sabemos da importância de oportunizar aos jovens novas opções e alternativas
ResponderExcluirpara uma inserção mais positiva na sociedade, que vise a formação de sujeitos
autônomos, que discuta a valorização e aceitação da diferença, tendo a ética como
norteadora de nossas ações, trabalhando a auto-estima, a experiência e valorização do
grupo em sua vida, a participação do jovem no planejamento das ações. Acreditamos
que propostas como esta possibilitam ações promotoras de visibilidade social,
permitindo que os jovens se expressem de forma mais crítica e se sintam menos
vulneráveis diante do mundo ao qual pertencem.
Nós que agradecemos a você Marinês..pois o blog além de ser um instrumento para nossas aulas,ainda ajuda a alertar as pessoas sobre os riscos que o álcool trás a saúde.E quem sabe um dia as pessoas possam ser mais conscientes,e beber moderadamente preservando sua vida e a de outros!!
ResponderExcluirE se depender de nós o blog não vai parar por aqui não,pois o nosso intuíto é atingir principalmente aos jovens que são os mais visados em propagandas de bebidas álcoolicas e acabam sendo incentivados...
Postado por : Gabriela Mendes